Rua São João, 1754 - Mirandópolis - SP

(18) 3701-1817 / 3701-5159

Conheça os benefícios da massa para saúde

Conheça os benefícios da massa para saúde

Para as mulheres que acham que só de olhar para o prato de macarrão já irão engordar, saiba que diferente do que pensam, as massas não são as grandes vilãs das dietas de emagrecimento ou da alimentação saudável. Tudo isso é puro mito. De acordo com a nutricionista Vanderli Marchio comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso. “O ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar”, afirma a profissional. Ou seja, o responsável pelo aumento de peso é o excesso de calorias e não somente os carboidratos.

É importante ressaltar que as dietas mais eficientes em promover a redução de peso se baseiam em proporções variáveis e adequadas de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos esses três macros nutrientes em equilíbrio são essenciais para uma dieta individualizada, que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo. O carboidrato é a principal fonte de glicose, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

Apreciadas em várias culturas no mundo todo, uma vez que são versáteis e facilmente adaptáveis a ingredientes regionais ou sazonais, muitas vezes as massas acabam banidas do cardápio por serem consideradas ‘inimigas número um das balanças’, o que não é verdade. Segundo conclusões do Congresso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, a refeição saudável com massas alimentícias é um componente-chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo. Exemplo disso é a dieta dos países Mediterrâneos, que combina frutas, legumes, massas e outros tipos de cereais, gorduras saudáveis como o azeite de oliva, peixes e aves em quantidade balanceada.

Ainda segundo informações do Conselho Científico, o macarrão possui níveis glicêmicos baixos, o que proporciona ao organismo uma maior sensação de saciedade, enquanto a baixa velocidade de absorção da glicose no sangue colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabete, doenças cardíacas coronárias e alguns cânceres.

Share this with friends